Conforme combinado, algumas indagações me mobilizaram:

Slide12


Eu ficava pensando e pensando... se esta pessoa fala em língua de sinais, ou seja, uma língua visual espacial, então, seu pensamento também é em língua de sinais associado a imagens.

Sendo assim, qual é o vínculo entre a escrita da língua portuguesa e as imagens mentais da pessoa surda? A escrita das línguas orais não necessita de uma imagem acústica mental da palavra para ser compreendida?

E foi assim que, em 2000 eu conheci o sistema Sutton, o signwriting: Escrita de Língua de Sinais.

Slide13

Este tipo de Escrita para Língua de Sinais foi inventada por Valerie Sutton, e, 1976 a pedido da Universidade de Copenhague na Dinamarca, para grafar os movimentos da Língua de sinais Dinamarquesa. Vejam abaixo um exemplo da escrita para coreografias de dança:

Slide15

A partir de agora eu passo a apresentar para vocês como funciona esta escrita, baseada em materiais já publicados por outros autores, seja no site do www.signwriting.org ou no Dicionário Enciclopédico Trilíngue de Língua de Sinais, do Professor Fernando Cesar Capovilla, por quem eu tenho o maior respeito:

Slide16
Slide17

Como vocês podem perceber, se eu estou tocando o lado esquerdo da cabeça, eu devo desenhar a configuração de mão correta AO LADO do lado esquerdo da cabeça. Quando o movimento realiza-se do lado direito do corpo, é ao lado direito do corpo que eu devo desenhar a configuração de mão. Veja meu exemplo:

exemplo1

2) As expressões faciais também são facilmente descritas: alegria, tristeza, nojo, raiva, angústia, etc. 


Slide19

4) Se a linha dos ombros, braços ou pescoço  for necessária

Slide21

Slide22

Slide23

Slide24

Slide25

Slide26

10) O Alfabeto Manual (ou Datilologia)

Slide28
Slide29


Agora que vocês tiveram uma apresentação geral do sistema, podemos aprofundar mais um pouco.

Material consultado:

CAPOVILLA, F. C. e RAPHAEL, W. D. Dicionário Enciclopédico Trilingue de Língua de Sinais Brasileira. V. I e II. EDUSP: 2001.

Signwriting.org



Apresentarei vários exemplos desta escrita em Libras, a partir da próxima aula:

Aula 3
 


 
   
 

 

  Site Map